Jun 13 2017

Funcionamento dos radares de velocidade

 

Os radares são os indesejáveis companheiros de estrada dos automobilistas, quando o pé no acelerador pisa mais forte. Como é que funcionam?

Podemos dividir os radares de velocidade que existem nas estradas em dois tipos principais: fixos e móveis.

Os fixos estão montados em pórticos ou estruturas próprias, como é o caso dos recentemente instalados radares do SINCRO. Leia o resto »

Jun 08 2017

Quais as principais infrações dos motociclistas?

 

A moto é um veículo que pode dar bastante jeito para circular na cidade: Poupança de combustível, menos contaminação ambiental e, claro, a facilidade de estacionamento. Além disso, hoje em dia é possível conduzir uma moto até 125cm3 tendo apenas a carta de condução de classe B. Mas na estrada, se vai sobre duas rodas, não vale tudo. Saiba quais as principais infrações que os motociclistas cometem.motociclo Leia o resto »

Mai 17 2017

Fumar ao volante. O que diz a lei?

Fumar um cigarro faz mal à saúde e na condução pode também prejudicar a saúde da carteira?
A utilização do telemóvel em simultâneo com a condução é amplamente conhecida que se trata de uma infração grave ao Código da Estrada, sendo punida com 120 euros de multa e a perda de dois pontos.

Mas e conduzir e fumar ao mesmo tempo é uma transgressão ou sobre isso a lei nada diz? Leia o resto »

Mai 11 2017

Fui autuado. E agora? Saiba como agir perante uma contraordenação.

 

multa
É um tema que gera muitas dúvidas: Quando é autuado é obrigado a pagar na hora? Tem de assinar a notificação? Se assinar já não pode apresentar defesa?

Para saber o que pode fazer, em primeiro lugar é preciso saber a que é respeitante a contraordenação:

  • Ao condutor (Álcool, falar ao telemóvel, manobras perigosas, conduzir sem cinto, por exemplo)
    -»Paga a multa – Nada é apreendido – Tem 15 dias para apresentar defesa junto da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) Leia o resto »

Abr 28 2017

Será que sabe manejar o volante?

 

Que pergunta idiota, dirá o leitor. Mas será que sabe mesmo como manejar o volante?

Pode parecer brincadeira, mas a verdade é que está em causa não só o conforto do condutor, como a segurança de todos os ocupantes do veículo. É um jogo de mãos que frequentemente inclui vícios errados que é preciso esquecer, para reaprender a manejar o volante.
Leia o resto »

Mar 29 2017

Películas nos vidros: tipos, vantagens e homologação

 

Com a chegada da primavera, os dias são cada vez maiores e a luz solar faz sentir a sua presença com mais intensidade. Se nós pudemos usar óculos escuros, porque não fazer o mesmo às nossas viaturas? Os tipos e vantagens da colocação das películas escurecidas nos automóveis.

Para muitos, mandar colocar películas escurecidas nos vidros é meramente uma questão de personalização das viaturas. Leia o resto »

Mar 10 2017

Como fazer corretamente as rotundas?

 

Mais de três mil condutores foram multados por não saberem “fazer” as rotundas desde que o “novo” Código de Estrada entrou em vigor, em 2014, e até ao final de 2016. Os dados da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), divulgados pelo “Jornal de Notícias”, mostram, de forma clara, que circular em rotunda não é tão fácil quanto parece. Leia o resto »

Mar 02 2017

Limite de idade para novas cartas sofreu alterações

 

 

Ainda há muitos condutores que têm inscrito no seu título de condução uma validade da sua carta que já não corresponde àquilo que a lei impõe, fazendo com que possam andar com a carta de condução caducada.

A carta de condução deve ser revalidada de acordo com as idades legalmente fixadas, consoante as diferentes categorias de veículos. O que muitas pessoas ainda ignoram é que, desde 1 de janeiro de 2008, essas datas de validade são independentes da validade averbada no documento. Esta situação foi consequência de uma alteração legislativa, definindo novos prazos de validade para as cartas de condução. Alguém que tenha averbado no seu título uma determinada data e julgue que, de acordo com essa data, está perfeitamente legal pode, basicamente, encontrar-se fora da lei e, eventualmente, até a circular com a carta de condução caducada. Isso acontece porque não obstante a lei ter sido alterada, Leia o resto »

Nov 18 2016

O papel do instrutor de condução no saber-ser e saber-estar do novo condutor

 

 

instrutor003

A melhor formação virá sempre do bom exemplo que o instrutor de c condução presta aos seus formandos. Este é um princípio pelo qual todos se devem guiar.

Jamais os instrutores conseguirão que os instruendos, candidatos a condutores, consigam escutar os ensinamentos que se lhes transmite se, convenientemente e na base de um respeito mútuo, esses ensinamentos não foram passados de forma tranquila.  Leia o resto »

Nov 14 2016

Porque se conduz pela direita em alguns países e noutros pela esquerda?

 

 

conduzirladoesquerdo

Sejamos sinceros, esta é pergunta politicamente correta. Na realidade, o que todas as pessoas perguntam é porque é que os britânicos conduzem do outro lado da estrada? Mas os britânicos, podem também fazer a mesma pergunta: porque é que todo o mundo dexou de circular pela esquerda?

Leia o resto »

Artigos mais antigos «