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Travão de vácuo – a tecnologia que todos deviam ter

 

Travão de vácuo (4)

De nada serve ter um automóvel equipado com os melhores travões do mundo, se depois não existir aderênciasuficiente entre os pneus e o solo para fazer desacelerar o veículo. É aí que entra este travão a vácuo da Autoliv, cujo problema é… funcionar bem demais!

Travão de vácuo (5)

O travão de vácuo consiste numa placa situada na parte inferior do veículo, que em caso de emergência é projectada em direcção ao solo, criando uma enorme superfície de contacto e gerando um efeito de vácuo que a faz aderir ainda mais ao pavimento.

Travão de vácuo (1)

 

Na prática podemos dizer que é o equivalente a travar com os pés… mas onde os pés são esta gigantesca placa.

Com estes sistema a distância de travagem pode passar para quase metade da que se obtém num automóvel com os travões convencionais, mesmo em situações de pouca aderência (como estradas molhadas). Aliás, o problema é que este sistema funciona tão bem que, a velocidade mais elevadas (mais de 70Km/h) pode gerar forças G tão elevadas que poderiam causar ferimentos nas pessoas no interior do veículo. Mas entre pequenos ferimentos e morte por embater num obstáculo a grande velocidade eu escolho a primeira opção. Sim, é um sistema muito eficiente e que até pode provocar ferimentos, mas em contrapartida pode salvar vidas.

Travão de vácuo (2)

Veja este vídeo em baixo de como este sistema é eficaz, repare na diferença com e sem o travão de vácuo.